Clorofila

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Artigos >> Proporção Áurea e Seqüencia Fibonacci

A Proporção Áurea foi descoberta na Grécia Antiga pelo escultor Phideas e desde então foi constantemente utilizada na arte, arquitetura, design, engenharia e outras áreas.

Essa razão matemática (φ = 1,618) está presente em diversos elementos e fenômenos naturais, como no DNA, no comportamento da luz, nos átomos, nas vibrações sonoras, no crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, nas estruturas dos animais e em fenômenos como as ondas no oceano e furacões.

Durante o periodo Renascentista muitos artistas retomaram esse conhecimento e aplicaram a Razão Áurea em seus trabalhos artisticos. Dentre os mais celebres artistas destaca-se Leonardo da Vinci com sua famosa pintura Mona Lisa (esquerda) e seu estudo Homem Vitruviano (direita)


 Estudos indicam que a percepção da beleza humana pode estar relacionado com a presença da simetria (esquerda) e principalmente com a presença de medidas faciais que apresentem a Proporção Áurea (direita).


Para visualizar o artigo científico com a aplicação da Proporção Áurea no desenvolvimento de produtos  acesse o link:
http://www.4shared.com/get/PSShmbms/A_Proporo_urea_aplicada_nos_pr.html

No Séc.XIII, o matemático Fibonacci, através de estudos percebeu que a Razão Aurea esta presente em uma sequência matemática (1, 2, 3, 5, 8,13, 21...) encontrada nas proporções da natureza. A esta sequência foi dada o nome de sequencia Fibonacci, sendo esta muito utilizada na época e atualmente em áreas como artes plásticas, arquitetura, design e engenharia.


Para visualizar a dissertação de mestrado sobre o estudo da sequencia Fibonacci acesse o link:
http://www.ici.ufba.br/twiki/pub/PPGEFHC/DissertacoesPpgefhc/LCeluque.pdf

:::...

Nenhum comentário:

Postar um comentário